Discalculia


Você sabe o que é Discalculia?

Você provavelmente já ouviu falar em dislexia. Mas e a discalculia? Esta palavra é nova em seu vocabulário? Saiba que muitas crianças, adolescentes e até adultos enfrentam obstáculos na vida acadêmica por conta dela.

Discalculia, como defini-la?

A discalculia é um distúrbio de aprendizagem caracterizado pela dificuldade em desempenhar tarefas ligadas a toda e qualquer operação matemática. Entretanto, é importante ressaltar que essas barreiras incluem também a compreensão de conceitos numéricos e a utilização de fórmulas, símbolos ou qualquer outro ícone que faça alusão ao saber matemático.

Para se ter uma noção, é bem provável que um aluno não consiga associar a palavra quatro ao algarismo correspondente. Por isso é sempre válido ressaltar que o distúrbio de aprendizagem não é o mesmo que a dificuldade que todos nós podemos ter na compreensão de uma disciplina específica. Não se trata de algo que pode ser resolvido com aulas particulares, por exemplo.

Quais são os sintomas da discalculia?

Cada pessoa pode manifestar uma característica acerca da ocorrência da discalculia, desde a escolinha até mesmo na universidade. Confira abaixo alguns dos principais sintomas que afetam os estudantes. Para especificar a vocês, esquematizamos uma divisão com as etapas da vida de um indivíduo: fase pré-escolar, ensino fundamental, ensino médio e período universitário.

Fase pré-escolar

- A criança demonstra dificuldades para aprender a contar os dedinhos da mão. Seu progresso é aquém dos demais coleguinhas;
- O pequeno não reconhece os padrões menor/maior ou mais longo/mais curto;
- O aluno não consegue discernir os diferentes algarismos;
- O estudante não segue a ordem correta dos números (1 a 5, por exemplo).

Fase do ensino fundamental

- Problemas na aprendizagem de operações básicas, como adição e subtração;
- Não reconhece os quatro sinais utilizados no período acadêmico correspondente (+), (-), (x), (/);
- Usa os dedos para contagem simples por não ter facilidade para raciocinar.

Fase do ensino médio

- Dificuldades para compreender valores;
- Dificuldades para lidar com medidas;
- Situações corriqueiras como decifrar os resultados em um placar eletrônico;
- Não consegue olhar as horas em relógio de ponteiro;

Período universitário

- Problemas para ler gráficos e infográficos;
- Dificuldade de obter sucesso em provas de vestibular que envolva números e fórmulas;
- Evasão de cursos voltados para a área de exatas ou engenharias.

O que causa a discalculia?

Embora ainda haja muitas pesquisas para que se encontre o que leva uma pessoa a apresentar as características, é provável que alguns fatores já possam ser considerados:

- Desenvolvimento do cérebro;
- Lesão cerebral;
- Genética;
- Ambiente.

Quais profissionais podem fazer o diagnóstico?

É sempre importante ressaltar que para se obter a certeza da existência da discalculia em seu filho, a presença de um especialista é imprescindível: psicopedagogo, psicólogo escolar e neuropediatras.

Como é o tratamento?

Além de contar com o auxílio dos profissionais acima, o tratamento também deve ser desempenhado por professores em educação especial para a utilização estratégica da matemática. Tudo isso para impulsionar o percurso pedagógico do aluno.igite o texto aqui...

© 2017 Psicopedagoga Alphaville Juliene Liv - Al. Mamoré, 911 sala 609 Alphaville- Barueri / Av dos Autonomistas 896 Prime Center- Torre Mykonos - sala 2403 -Osasco - SP       Tel: (11) 97079-1190 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora